Esta postagem refere-se a contrapartida do 7º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos
A John Deere, líder mundial no fornecimento de equipamentos e soluções tecnológicas para agricultura, construção e silvicultura, aposta na implementação do conceito de inovação aberta no modelo de negócio da companhia. Atuar em conjunto com outras empresas para buscar alternativas práticas é a base deste sistema de gestão. A prática acelera o desenvolvimento de projetos, agregando valor e destaque no mercado e, o mais importante, contribui para que os clientes consigam soluções ideais para suas operações de maneira cada vez mais ágil.
Com a inovação aberta, as transformações digitais e ambientais estão sendo incentivadas para aumentar a produtividade do agronegócio brasileiro e, portanto, gerar emprego e abrir um espaço enorme ao empreendedorismo de forma sustentável. Sem contar que, ao levar novas soluções às zonas rurais, não são apenas os agricultores os beneficiados, uma vez que há o desenvolvimento para todas as comunidades rurais. Por exemplo: ao democratizar o acesso à internet no campo, é possível contribuir com a melhoria dos serviços de saúde e de educação.
Atenta também às jovens empresas, que buscam de forma constante novas tecnologias para os produtores de alimentos, em janeiro de 2022, a John Deere expandiu sua colaboração com o AgTech Garage, maior hub de inovação no agronegócio na América Latina, tornando-se uma Innovation Partner. Com isso, a John Deere passou a promover novos projetos de inovação aberta junto ao hub e a participar ativamente do seu principal programa de potencialização de startups, o Intensive Connection. O AgTech Garage tem parceria com mais de 900 jovens empresas da área de agro no Brasil.
Recentemente, a companhia passou a fazer parte do Inovabra, ecossistema de inovação do Bradesco que permite aproximação do braço financeiro da John Deere com startups e acelera transformação digital. Por meio dessa colaboração, será possível ter acesso a empresas com soluções em tecnologias emergentes e interação com os demais públicos, além de participar e interagir com eventos e atividades de coinovação para aumentar a capacidade empreendedora e experimentação.
Ainda em 2022, a John Deere fechou uma colaboração com a startup brasileira DataFarm para análise do yield gap, refletindo positivamente na produtividade e sustentabilidade de propriedades rurais – a jovem empresa havia sido selecionada, em 2020, para o programa anual global da John Deere, o Startup Collaborator.
A atuação da John Deere tem sido para instituir de maneira cada vez mais orgânica esse conceito de gestão empresarial em seu modelo de negócio, propondo uma ruptura cultural corporativa em favor do desenvolvimento tecnológico. A companhia percebeu que há inúmeras vantagens em abrir o processo de inovação de uma empresa, como redução no tempo, no custo e no risco de projetos, acesso a tecnologias em desenvolvimento e incorporação de soluções na forma de produtos, patentes, pesquisas e protótipos que não seriam gerados normalmente pela empresa, seja por falta de tempo, conhecimento ou recursos.
A John Deere segue atenta às mudanças e ao desenvolvimento do mundo e do setor, e busca trabalhar em sinergia com seus valores. Por este motivo, a companhia trabalha constantemente para que a vida avance em conexão com o novo e em direção a um futuro melhor.